Tempo Comum

 
 
 
 
 
 

TEMPO COMUM ANO B-2024

 

O Tempo Comum ocupa a maior parte do ano litúrgico. O fato de ser denominado “Tempo Comum” não significa que seja menos importante. Antes mesmo de se organizarem as festas anuais (Natal e Páscoa), com seus tempos de preparação e prolongamento, o Tempo Comum foi a primeira realidade na vivência do Mistério Pascal.
Na experiência das primeiras comunidades existia apenas a sucessão de domingos e semanas, ao longo do ano, tendo o domingo como dia maior, que congregava os irmãos e irmãs em torno da Palavra e da Ceia. Quando, mais tarde, foram organizados o ciclo da Páscoa e o do Natal, foi para celebrar com mais intensidade, num tempo determinado, o que já fazia parte do cotidiano das comunidades.
O Tempo Comum nos reconcilia com o normal e nos ajuda a descobrir o dia-a-dia como tempo de salvação, segundo a promessa do ressuscitado: ”Estarei com vocês todos os dias”. O Senhor se revela a nós nos acontecimentos do dia-a-dia, em nossas vivências e cansaços, na convivência, no trabalho… No interior de cada dia, damos prova de nossa fidelidade. É o esforço de buscar, no cotidiano da vida, o mistério do Senhor acontecendo entre experiências de morte e ressurreição.
No Tempo Comum, celebramos. Portanto, o mistério de Cristo em sua totalidade (Encarnação, vida, morte, ressurreição e ascensão) e não um ou outro aspecto do mistério. É o que o distingue dos demais tempos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TEMPO COMUM

 

2º Domingo Tempo Comum-2024 
3º Domingo Tempo Comum-2024 
Novena Perpétua Santa Rita-01-2024 
4º Domingo Tempo Comum-2024 
1º Sexta-Feira e Apresentação do Senhor-2024 
5º Domingo Tempo Comum-2024 
6º Domingo Tempo Comum-2024 
Santíssima Trindade-2024 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 
—————————————

NOVENA DO PADROEIRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE 14 A 22-06-2024

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TRÍDUO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY-2024